O coral está de volta! Trinta e cinco servidores do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM) se inscreveram para fazer parte do coral da autarquia. O clima é de retomada do grupo que no passado encantou com belo repertório e realizou diversas apresentações na Grande Vitória e no interior do Estado. A primeira reunião da nova turma aconteceu na última sexta-feira (22), na sede da Perícia Médica e foi marcada pela descoberta de novos talentos no Instituto.
Noções de aquecimento vocal, de respiração, de ritmo, além da divisão de vozes foram algumas das atividades colocadas em prática no primeiro encontro com duração de uma hora. O presidente executivo do Instituto, José Elias do Nascimento Marçal, explica a razão para a retomada do coral. “O ingresso de novos servidores por meio do concurso público foi muito aguardado por todos e outras novidades estão por vir. Entre os aprovados, a servidora Jacqueline França, que possui formação em Música, se dispôs espontaneamente a retomar o coral como coordenadora do projeto e dar sua contribuição para a descoberta de novos talentos durante os ensaios. Sabemos que a música contagia, aproxima e motiva as pessoas e tudo isso é essencial também no ambiente de trabalho. Por isso, o coral está de volta!”, declarou Marçal.
O primeiro encontro dos cantores foi positivo e a turma já recebeu elogios da Jacqueline. “Fiquei surpresa com o potencial vocal dos inscritos, pois no primeiro instante a maioria demonstrou interesse pela música, mas frisou pouca experiência ao cantar. Trabalhei durante 15 anos com aulas de canto e é normal, inicialmente, os alunos demonstrarem timidez. Mas, não me preocupo com isso, pois é passageiro. Tenho certeza de que vamos desenvolver um ótimo trabalho. Todos receberam texto com dicas de cuidados com a voz, que devem ser seguidas. Pretendo levar a cada ensaio outras novidades”, disse França.
Para a servidora da Diretoria Administrativa Financeira (DAF) Onorina da Penha Nunes Vieira, o exercício de soltar a voz faz parte de sua rotina. Integrante do coral da Seger, ela participa semanalmente dos ensaios na sede do órgão e agora também fará parte do coral do Instituto. “Gostei deste primeiro encontro. Esta será uma excelente oportunidade para quem gosta de música. A Jacqueline foi além das orientações dadas normalmente nos ensaios de um coral e está nos ensinando música, ritmo e adiantou que vamos aprender técnicas de canto que, em geral, são ensinadas durante aulas particulares pagas”, completou Onorina.
O próximo encontro do coral será na quinta-feira (28), às 16h30, na sede do Instituto. Os participantes devem levar, na ocasião, um chinelo, uma rolha, uma maçã, uma vela, um canudinho e uma pasta com plástico para guardar a partitura. A inscrição para o coral não está encerrada e os interessados podem comparecer aos ensaios.