06/07/2009 21h00 - Atualizado em 04/05/2016 15h12

Primeiro período do recadastramento no IPAJM termina na próxima terça (14)

Do total de 8.018 aposentados e pensionistas previstos para se recadastrarem junto ao Instituto de Previdência e Assistência Jerônimo Monteiro (IPAJM), aproximadamente dois mil ainda não efetuaram o cadastro e devem se apressar para participarem dessa ação para, assim, garantir o recebimento do benefício.

De acordo com a coordenadora do Recadastramento 2009, Gabriela Salgado, até agora, aproximadamente, cinco mil aposentados e 800 pensionistas já se recadastraram. “Devemos lembrar que faltam poucos dias para o final desse primeiro período e muitas pessoas ainda não se apresentaram e precisam, o quanto antes, se dirigirem às agências do Banestes, distribuídas em todo o Estado, para não serem prejudicadas”, enfatiza.

Recadastramento é presencial

Neste ano, o recadastramento deve ser feito de forma presencial, nas agências do Banestes, no horário de atendimento bancário. O que determina o período dessa ação é a inicial do nome do aposentado e a inicial do nome do segurado falecido, instituidor de pensão.

PERÍODO

A até E

15/05 a 14/07

F até M

15/07 a 14/09

N a Z

15/09 a 13/11





Documentos

No ato do recadastramento, o beneficiário deverá se identificar como aposentado e/ou pensionista. Em seguida, é necessário que apresente ao atendente do Banestes um documento com foto - Carteira de Identidade, Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho, Passaporte ou outro documento de identificação oficial, bem como o CPF e o contracheque.

Caso o beneficiário seja menor de idade e não possua um documento com foto é necessário que, na hora de efetuar a atualização cadastral, o seu responsável esteja munido da Certidão de Nascimento do dependente. Sem a apresentação desse documento o recadastramento não será efetuado.

Vale destacar que, desta vez, o beneficiário não precisa deixar cópia dos seus documentos com o recadastrador, basta apresentar os documentos originais.

Casos especiais

- Caso a pessoa seja aposentada e, também, beneficiária de pensão, é importante que ela relate ao atendente do Banestes essa situação, pois duas atualizações cadastrais precisam ser efetuadas, sendo uma para o benefício de aposentadoria e outra para o benefício de pensão.

Nesse caso, para a comodidade do aposentado, ele deverá procurar a agência apenas uma vez para se recadastrar nos dois benefícios. Além disso, esse beneficiário deve ficar atento ao período de recadastramento, pois, se seu nome começar com A e o nome do instituidor de pensão começar com F, ele fará a renovação cadastral no período correspondente à sua letra, uma vez que a letra A vem primeiro que a F.

- Se um beneficiário recebe mais de uma pensão de instituidores diferentes, por exemplo, do pai e da mãe, o recadastramento será realizado para cada uma das pensões. Lembrando que, de acordo com a regra, o pensionista deverá se apresentar para o recadastramento no prazo referente à letra inicial do instituidor de pensão. Porém, nesse caso, como são dois instituidores, por exemplo, Pedro e Bianca (nomes fictícios), o beneficiário deve se recadastrar no período de 15 de maio até 14 de julho, referente à letra B, de Bianca, que vem primeiro que a letra P, de Pedro.

- Os beneficiários domiciliados no Estado que não puderem se locomover até a uma agência do Banestes deverão entrar em contato pelo telefone 0800-2836640 para agendar o recadastramento em sua residência.

Residentes em outro estado ou país

Os aposentados e pensionistas residentes em outro Estado deverão preencher o Formulário de Recadastramento, enviado pelo IPAJM por correspondência - com Aviso de Recebimento (AR) - assinar o documento, reconhecer a autenticidade da firma em Cartório Público e, em seguida, encaminhar o formulário para o Setor de Recadastramento do Instituto, com Aviso de Recebimento (AR). Esse formulário também estará disponível, para impressão, no site da autarquia – www.ipajm.es.gov.br, no item à direita da página “Recadastramento”.

Os beneficiários que estão morando fora do Brasil também deverão preencher o Formulário de Recadastramento, assinar, reconhecer a autenticidade da firma na embaixada ou consulado do Brasil e remeter imediatamente para o Setor de Recadastramento/IPAJM, com Aviso de Recebimento (AR).

Serviço:
O setor de Recadastramento do Instituto de Previdência do Estado está situado na Avenida Vitória, nº 2365, no bairro Consolação, no município de Vitória/ES - CEP: 29045-450.

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