O servidor de carreira do Estado, Gilberto de Souza Tulli, foi nomeado nesta quarta-feira (02) para o cargo de Diretor de Investimentos do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM). Essa unidade administrativa foi criada, em abril deste ano, com a publicação da Lei Complementar nº 548.
Tulli explica que esse setor tem uma missão muito importante, pois deve cuidar dos recursos do Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado (ES-Previdência) no presente e no futuro.
“A diretoria é responsável por elaborar, executar e acompanhar uma política de investimentos que atenda as metas atuariais - com transparência para os segurados, e cumpra as exigências da resolução nº 3790 do Conselho Monetário Nacional (CMN) e da portaria nº 345 do Ministério da Previdência Social (MPS), que dispõem sobre as aplicações dos recursos financeiros dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS)”, disse o diretor.
Para isso, ele comenta que na estruturação do setor “será necessário formar uma equipe altamente qualificada, capaz de gerenciar os investimentos, analisando e monitorando os riscos, a fim de alcançar um bom desempenho”.
Perfil
Anteriormente, Gilberto Tulli ficou à frente da Gerência do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) do Instituto por mais de um ano. “Nesse período, participei de diversas ações relevantes para autarquia, entre elas, o Recadastramento Previdenciário 2009, o planejamento do projeto Agilidade na Concessão de Benefícios, o levantamento dos dados para os Estudos Atuariais de 2009 e 2010 e a adoção da política de utilização de softwares livres”.
O diretor de Investimentos é certificado como Profissional da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) – CPA-10 e pós- graduado em Gerência de Projetos. Iniciou sua carreira no Estado em 2008, na Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (SEGER), como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, onde participou do projeto estruturante de governo que definiu a primeira Central de Atendimento Integrado ao Cidadão – o Faça Fácil.
LC 548
O cargo de Diretor de Investimentos foi criado e incluído na estrutura organizacional do IPAJM a partir da instituição da Lei Complementar nº548/2010. Também foram criados o cargo de gerente de Investimentos e o Comitê de Investimentos, que será integrado por três servidores efetivos.