Cerca de 60 representantes de diversos órgãos de previdência de todo o Estado aproveitaram o último dia do curso “A Reforma da Previdência dos Servidores Públicos”, realizado no auditório do auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae), para tirar dúvidas. A capacitação, que terminou desta última quarta-feira (26), foi promovida pelo Centro de Capacitação Previdenciária (CCP) do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado (IPAJM), em parceria com a Associação Capixaba de Institutos de Previdência (ACIP).
O evento teve como palestrantes o diretor presidente da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (Funape), Dácio Rossiter e também de seu diretor de Previdência Social, Maurício Roberto de Souza. Durante os dois dias de treinamento eles abordaram os artigos da Constituição que tratam do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), as diferenças da legislação atual para a vigente antes da promulgação da Constituição e as Emendas Constitucionais que orientam as regras de aposentadoria.
O diretor Técnico do IPAJM e coordenador do CCP, Carlos Coutinho Batalha, na oportunidade, destacou a satisfação de presenciar o sucesso do encontro, uma vez que é um momento de troca de conhecimentos. “É extremamente importante promover a capacitação, a valorização e o desenvolvimento dos servidores do IPAJM, bem como de outros institutos do Espírito Santo, uma vez que estaremos sempre fortalecendo os níveis de qualidade dos serviços prestados a toda sociedade” disse.
A busca constante pela qualificação de pessoal, estabelecida nas diretrizes do Centro de Capacitação Previdenciária do Instituto de Previdência do Estado, também foi enfatizada pelo coordenador do CCP. “O Centro está disponível justamente para atender às necessidades de capacitação do servidor estadual”, afirmou Batalha.
Vale destacar que no período de 22 a 26 de setembro último, o Centro de Capacitação Previdenciária realizou este curso na própria autarquia. Participaram mais de 60 servidores, como também funcionários do Tribunal de Contas do Estado/ES.
“O Centro de Capacitação Previdenciária e a ACIP resolveram estender esse curso a todos os municípios do Estado, que possuem Regime Próprio de Previdência, considerando o sucesso da realização do mesmo no Instituto e a grande relevância do assunto”, explicou o coordenador do CCP.