21/10/2013 08h00 - Atualizado em 04/05/2016 15h19

Servidores do IPAJM concluem curso de capacitação em “Comunicação, Relação Interpessoal e Atendimento ao Público”

Estímulo para o crescimento e desenvolvimento pessoal, lições para a melhoria da comunicação interna, atendimento ao público e motivação. Estes foram alguns dos assuntos abordados no curso “Comunicação, Relação Interpessoal e Atendimento ao Público”, ministrado para 147 servidores do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM), distribuídos em seis turmas. Na sexta-feira (18), a última turma concluiu o curso, que teve duração de 20 horas.

O presidente do Instituto, José Elias do Nascimento Marçal frisou que o investimento em capacitação faz parte da política de Governo do Estado para a valorização do servidor, buscando cada vez mais qualidade do serviço prestado à população.

O curso foi ministrado pelo especialista em artes, comunicação e desenvolvimento de pessoas, José Luiz Gobbi, e teve como propósito exercitar o uso da criatividade na elaboração de ideias, com objetividade, fluência e clareza; aperfeiçoar a desenvoltura na comunicação; estimular o trabalho em equipe; desenvolver nos servidores a competência da comunicação; favorecer a elevação da autoestima dos servidores e aperfeiçoar o atendimento ao público.
“Registramos uma ampla participação dos servidores. A capacitação atingiu todas as gerências e setores importantes para o funcionamento do instituto. Os resultados já estão sendo positivos, pois muitos participantes demonstram mudanças na relação de trabalho com os colegas e até mesmo no simples ato de cumprimentar. A diferença aparece em atos simples como um aperto de mão mais confiante”, declarou Marçal.

A subgerente de Recursos Humanos Raquel Reisen Scardua explicou que o objetivo do curso foi estimular a melhoria da convivência entre os servidores do IPAJM por meio de técnicas de controle emocional, postural, de atendimento e de relacionamento, além de práticas discursivas, tornando-os aptos a desenvolverem uma imagem saudável e de eficácia profissional no desempenho de atividades públicas.

O especialista e professor José Luiz Gobbi explicou que o curso trabalha diretamente o indivíduo e sua forma de comunicação com as pessoas. “O foco principal das aulas é a reconstrução corporal e emocional de cada cidadão, trabalhando a integração, a criatividade e a atitude. As lições exercitadas resultam no desenvolvimento pessoal para o trabalho em equipe”, pontuou Gobbi.

Aluno do curso, o advogado do IPAJM Rodrigo Giacomelli contou que inicialmente teve dúvidas se participaria da capacitação e qual seria o resultado final das aulas. Mas, ao conversar com colegas se sentiu motivado a fazer parte da turma. “No começo, não acreditei na proposta do curso voltado para a comunicação. Pensei que o tema poderia ser previdência social, já que trabalhamos com isso. Mas, voltei atrás e decidi participar e não me arrependi, pois aprendemos muito. O curso é surpreendente, nos fez refletir e reavaliar conceitos e posturas. Hoje me sinto mais confiante e preparado para lidar com diversas situações”, concluiu.














As aulas foram ministradas na sede da Academia de Polícia Civil (Acadepol), em Vitória, a partir do mês de agosto. A presidência do IPAJM agradece o apoio recebido da instituição para a realização da capacitação.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IPAJM
Gabriela Galvão
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E-mail: gabriela.galvao@ipajm.es.gov.br

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