29/05/2011 21h00 - Atualizado em 04/05/2016 15h14

Servidores do IPAJM participam do V Seminário Capixaba de Previdência

Representado por seu presidente-executivo, diretores e diversos servidores, o Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) marcou presença no V Seminário Capixaba de Previdência, realizado pela Associação Capixaba de Institutos de Previdência (ACIP). O evento aconteceu em Domingos Martins, região serrana do Estado, nos últimos dias 26 e 27.

O objetivo do encontro foi discutir sobre os novos desafios e fortalecimento dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), abrangendo os preceitos de toda legislação vigente. Temas importantes da agenda previdenciária foram debatidos, entre eles, Gestão, Fiscalização e Normatização dos RPPS, Benefícios Previdenciários e Orientações Técnicas do Ministério da Previdência Social (MPS).

De acordo com a ACIP, o encontro foi uma oportunidade para aquisição e atualização de conhecimentos técnico e gerencial, por meio das palestras e, também, pela troca de experiências dos diversos setores da previdência social.

O seminário teve como palestrantes o Procurador Geral do Ministério Especial de Contas, Domingos Augusto Taufner; a Procuradora do Município de São Paulo, que também é Consultora Jurídica da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM), Magadar Rosália Costa Briguet; o Coordenador Geral de Auditoria, Atuária, Contabilidade e Investimentos do MPS, Ottoni Gonçalves Guimarães; a Coordenadora Geral de Normatização e Acompanhamento Legal do MPS, Zanita de Marco, representada pelo Sr. Gustavo ALberto Starling Soares Filho, e a Coordenadora de Estudos Técnicos do MPS, Cleide Pereira de Melo da Costa.

Para o servidor da Subgerência de Cadastro e Tempo de Contribuição (SCT), Efrem Aurélio Forechi, “participar de palestras é sempre uma boa oportunidade para a atualização profissional e é uma forma de esclarecer dúvidas”.

O servidor da Subgerência de Arrecadação (SAR), Bruno Tamanini Lopes, deu nota 10 ao encontro. “Todo evento que envolve capacitação por si só já é relevante”, enfatizou.

Já para a subgerente de Contabilidade e Orçamento (SCO), Cassiana Prates “o seminário foi de suma importância para a reciclagem dos servidores, contou com palestrantes qualificados e possibilitou a troca de experiências”.

Destaca-se que o Seminário foi realizado no Auditório da Escola Municipal Mariano Ferreira de Nazareth (antigo CNEC) e as atividades de convivência, no Centro de Eventos Agrotur, no Centro de Domingos Martins.