A Previdência Complementar foi o tema central da palestra ministrada, nesta semana, em auditório do Banco do Brasil, no Centro de Vitória, e reuniu servidores do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM). Na ocasião, os participantes conheceram melhor o assunto e esclareceram dúvidas sobre a “A nova Previdência dos Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo”.
Acompanharam a palestra o presidente executivo do IPAJM José Elias do Nascimento Marçal, além de outros representantes da autarquia como o diretor administrativo financeiro Fábio Modesto de Amorim Filho, o diretor de investimentos, Gilberto de Souza Tulli, a subgerente de Recursos Humanos, Raquel Raisen Scardua, a subgerente de fixação e revisão, Cleonice Guarnier e representantes do Banco do Brasil. O tema foi ministrado pelo diretor-presidente da Fundação de Previdência Complementar do Estado do Espírito Santo (Preves), Alexandre Wernersbach Neves.
Marçal agradeceu o apoio recebido dos representantes do Banco do Brasil e a participação do diretor-presidente da Preves. Em seguida, destacou a importância do tema tratado, uma novidade para os servidores do Estado e que está regulamentada pela Lei Complementar nº 711, de 04 de setembro de 2013.
“O regime de previdência complementar de que trata esta Lei Complementar será aplicável aos servidores civis que ingressaram no serviço público estadual a partir de 5 de fevereiro de 2014. A nova modalidade envolve os servidores do Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública. Vale destacar que a adesão ao regime de previdência complementar depende de prévia e expressa opção do interessado por um dos planos de benefícios instituído nos termos da Lei Complementar”, disse o presidente executivo do IPAJM.
Alexandre Wernersbach frisou que todas as informações pertinentes à Previdência Complementar serão dadas exclusivamente pela Preves, já que a fundação possui equipe amplamente capacitada para prestar esclarecimentos. “Os servidores que tenham interesse podem se dirigir à Preves, que funciona no edifício Fábio Ruschi, em Vitória, para tirar dúvidas e conhecer melhor o assunto.
A próxima palestra será realizada no dia 25 de junho, no mesmo local, e terá a participação de um novo grupo de servidores do IPAJM.