Desde o mês de outubro, um total de 70 servidores efetivos que recebe por subsídio está sendo beneficiado com promoção por seleção no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM). A iniciativa faz parte do plano de valorização do servidor que integra as premissas do Governo do Estado. As carreiras contempladas foram de Técnico Médio, Técnico Superior, Contador, Assistente Social, Psicólogo, Médico Perito e Advogado. O processo de promoção está em fase de conclusão.
O presidente executivo do IPAJM José Elias do Nascimento Marçal conta que o pagamento das promoções teve início em outubro deste ano. Os servidores que têm direito aos valores retroativos a julho de 2012 receberão o pagamento."Hoje estamos realizando a análise dos recursos e a previsão é que o pagamento do valor retroativo seja feito no mês de janeiro de 2014 em parcela única”, informou.
Marçal explica que a promoção é a passagem do servidor público efetivo de uma classe para a outra, em sentido vertical, na mesma referência, por meio de seleção. “A promoção foi realizada mediante as condições estabelecidas no edital publicado em 23 de agosto e, na ocasião, os servidores do Instituto se inscreveram. Um dos requisitos para participar da seleção é ser remunerado por subsídio”, explicou Marçal.
A promoção dos servidores está regulamentada pelo Decreto nº 3270-R de 27 de março de 2013, e conforme artigo 18 ocorrerá em ciclo único, sendo promovidos 50% dos servidores mais bem classificados na seleção, nos termos do artigo 12 da Lei Complementar nº 501 de 05 de novembro de 2009, combinado com o artigo 2º da Portaria 042-R de 20 de agosto de 2013.