01/02/2013 09h28 - Atualizado em 04/05/2016 15h18

Setur dá a dicas para curtir o CarnavalCapixaba além do Sambão

VITÓRIA

Praias: As praias da Curva da Jurema, Ilha do Boi e Ilha do Frade têm águas calmas e cortadas por rochedos. Há também a Praia de Camburi, com mais de seis quilômetros de calçadão e espaço para práticas esportivas. Com uma vasta área verde por habitante, Vitória tem vários parques e reservas ecológicas com trilhas e espaços para as atividades físicas e culturais.

Rota do Manguezal: Uma boa opção para quem deseja conhecer as belezas capixabas é o passeio de escuna pela Rota do Manguezal, onde os visitantes têm a oportunidade de conhecer os três diferentes tipos de mangue encontrados na Capital: o mangue vermelho, o mangue preto e o mangue branco, cada um com suas características distintas e propícios à prática do mergulho. O passeio começa no Cais das Barcas, em Santo Antônio, segue em direção à reserva do Lameirão, considerado o maior manguezal da América Latina, com 900 hectares, e é abastecido pelo Rio Santa Maria. A escuna faz uma única parada na Ilha das Caieiras. No local, o visitante pode apreciar a culinária da região, degustando pratos feitos à base de frutos do mar ou as tradicionais torta e moqueca capixabas, preparadas em panelas de barro, em um dos restaurantes do lugar.

Panelas de barro: A melhor representação do artesanato capixaba de origem indígena, a panela de barro é uma tradição passada de mãe para filha há pelo menos 400 anos. Um dos principais ícones do artesanato e da cultura capixaba, é a panela que faz com que os pratos típicos à base de frutos do mar, como a moqueca e a torta capixabas, fiquem mais saborosos. O Galpão da Associação das Paneleiras fica no Bairro de Goiabeiras e comercializa as panelas.

VILA VELHA

Praias: Praia da Costa, Itapoã, Itaparica e Ponta da Fruta compõem uma orla contínua, ficam a apenas três quilômetros do Centro do município e garantem um prazeroso banho de sol e de mar. O balneário da Barra do Jucu encanta os turistas com o congo, uma tradicional expressão cultural do Estado, e esportes aquáticos. No local, uma boa pedida é escolher uma das várias opções de pratos à base de frutos do mar nos bares e restaurantes. A Ponta da Fruta é um lugar tranquilo, com belos recantos e praias de águas mansas ou agitadas.

Convento da Penha: Um dos ícones do Espírito Santo, é um santuário construído pelos escravos em 1558 no alto de um grande rochedo. De lá é possível ter uma linda vista da baía de Vitória, de Vila Velha e de belas praias.

Fábrica de Chocolates Garoto: Fundada pelo imigrante alemão Henrique Meyerfreund, é a maior unidade industrial de fabricação de chocolates da América Latina. Os turistas podem agendar visitas e conhecer a refinaria, as embrulhadeiras de bombons, a área de produção e o Centro de Documentação e Memória.

Museu Vale: Antiga Estação Pedro Nolasco, construída em 1927, reúne um rico acervo que retrata parte da história das ferrovias do Brasil, com a velha Maria Fumaça, o vagão de madeira, o trole, o telégrafo e o quepe do agente, além de muitas fotografias. No local também funciona um charmoso restaurante vagão, que oferece um cardápio variado de comidas e bebidas.

GUARAPARI

Cultura: É conhecida como Cidade Saúde pelas propriedades medicinais de suas areias monazíticas. Passeios de escunas e serviços de mergulho possibilitam ao turista conhecer a biodiversidade marinha da costa capixaba. Casas noturnas e restaurantes garantem a diversão. É dotada de ampla rede hoteleira.

Praias: É um dos balneários mais badalados do litoral capixaba, possuindo 46 praias e enseadas de grande beleza. A praia de Meaípe, uma antiga aldeia de pescadores, é propícia à prática de vários tipos de esportes náuticos como remo, vela e jet ski, sendo também possível alugar caiaques ou ainda pagar para dar um passeio de banana boat. A Praia do Morro, com quatro quilômetros de extensão, areia clara, fina e solta é uma das maiores praias de Guarapari. Em uma das extremidades, as ondas são fortes, na outra, são calmas. A famosa Enseada Azul é um capítulo à parte. Formada pelas praias de Guaibura, Bacutia, Mucumã e Peracanga, interligadas por areias brancas e finas, tem água extremamente cristalina que permite boa visibilidade a oito metros de profundidade. Além da vida marinha, vale observar os pontos de naufrágios. Entre as ilhas Rasa e Escalvada estão os restos do navio Victory 8-B, afundado de forma controlada para servir de recife artificial.

ANCHIETA

Praias: Possui 23 praias de águas cristalinas, onde são praticados a pesca submarina e o windsurf. O balneário de Ubu possui águas calmas e claras, areia fina e compacta. Na ponta direita, ficam os arrecifes. No outro lado, o Pontal de Ubu, que oferece uma vista panorâmica da região. Perto dele fica a Lagoa do Surfe, de águas verdes, boas para o banho e para a prática de windsurf.

Em Iriri, o destaque fica por conta da Praia dos Namorados, Costa Azul e Praia da Areia Preta, muito disputadas no verão. O mar calmo, a água cristalina e a areia dourada convidam à prática de mergulho. A Praia dos Castelhanos tem larga faixa de areia, ondas fracas, recifes e vegetação rasteira. As piscinas naturais, com águas mornas, atraem crianças e adultos. A parte norte é semideserta e permite o camping selvagem. Parati conta com visual rústico e aconchegante. É ótima para os que gostam de contato com a natureza e descanso. Ainda é pouco frequentada por turistas, o que a caracteriza como um bom lugar para relaxar.
Com uma boa faixa de areia dourada, possui mar tranquilo e azul, ótimo para o banho. Abriga uma pequena comunidade de pescadores. Amendoeiras e outras árvores enfeitam o local e fazem sombra para alguns visitantes. Mesmo sendo pouco frequentada, a praia possui infraestrutura com restaurantes simples que servem bons pratos à base frutos do mar. Além da caminhada, o windsurf também costuma ser praticado por visitantes. Com uma bela paisagem, é o lugar ideal para relaxar, assim como a Costa Azul.

SERRA

Cultura: Um lugar cheio de belezas e com uma cultura riquíssima. Assim é o município da Serra, conhecido por sua religiosidade e folclore. Abriga o segundo monumento histórico mais visitado do Espírito Santo: a Igreja e Residência Reis Magos, inaugurada em 1615 e tombada como patrimônio pelo IPHAN. Junto com a Casa do Mestre de Congo Antonio Rosa, a Igreja é um dos lugares mais procurados pelos turistas que visitam a Serra, pois guardam grande parte da história do município.

Praias: As praias da Serra preservam características bucólicas, sendo indicadas para banhos de mar e algumas para a prática do surfe. A dica da Setur é conhecer Manguinhos. Balneário simples e inesquecível por suas praias de águas calmas, ambiente bucólico e acolhedor. É um recanto seguro para a desova de tartarugas marinhas. Os bares e restaurantes especializados em frutos do mar fazem de Manguinhos uma referência na culinária capixaba. O balneário destaca-se também pela harmonia de sua arquitetura com a paisagem, assim, tornando-se a preferida de intelectuais, artistas e amantes da paz e da natureza.

Serviço:

Vitória:

Rota Manguezal (via Canal de Vitória)
Saída: Cais das Barcas, Santo Antônio
Empresa responsável: Fomatur (http://www.fomatur.com.br)
Endereço: Av. Adalberto Simão Nader, Nº 985, Bairro República - Vitória / ES
Tel: (27) 3200-3155 - 8843-0141

PANELEIRAS DE GOIABEIRAS

Tel: 3327 0519
Venda de Panelas de Barro
Pela Avenida Fernando Ferrari, entrar na segunda rua à direita, após a passarela, bairro Goiabeiras

Vila Velha:

CONVENTO DA PENHA

Tel.: (27) 3329-0420
Horário de Func: De segunda a sábado, das 5h15 às 16h45
Domingo, das 4h15 às 16h45
Parque da Prainha – Vila Velha

FÁBRICA DE CHOCOLATES GAROTO

Tel: 3320-1707/3320-1708/3320-1709
Horário Func: agendar visita à fábrica, a lojinha fica aberta para compras diariamente de 2ª à sábado
Rua Meyer Meyerfreud 01, bairro da Glória

MUSEU FERROVIÁRIO

Antiga Estação Pedro Nolasco s/n - Argolas
Vila Velha / Espírito Santo - Brasil
CEP 29114-920
Telefone: 55 (27) 3333-2484
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard