Nesta quinta-feira (24), diversos servidores da Assembleia Legislativa do Estado (ALES) tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a previdência estadual, e, principalmente, sobre o tema aposentadoria. É que o Instituto de Previdência do Estado (IPAJM), por meio de integrantes da área técnica, marcou presença no órgão com a palestra intitulada “Legislação Previdenciária”.
Durante o evento, promovido pela gerente de Benefícios da autarquia, Liane Mara, com apoio da subgerente de Cadastro e Tempo de Contribuição, Kelli Xavier, foram apresentadas as regras e modalidades de aposentadoria e discutidos temas como cálculo de benefícios, pensão, abono permanência, entre outros assuntos. O encontro foi realizado na Escola do Legislativo e teve duração de cerca de duas horas.
Os servidores participantes da palestra receberam a cartilha do IPAJM, em que constam informações sobre a previdência Estadual, de maneira didática. O material pode ser conferido na íntegra no site do instituto, em www.ipajm.es.gov.br.
No final do evento, os “futuros aposentados” também puderam sanar suas principais dúvidas sobre o Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo, o ES-Previdência.
Patrícia Ferregueti Rangel, servidora da Ales há 24 anos, atua na Escola do Legislativo. “Receber tantas orientações sobre previdência é excelente, pois ficamos mais seguros para lidar com o assunto quando estiver próximo da aposentadoria. Este é um momento importante em minha vida. Além disso, é muito bom poder tirar todas as dúvidas”, disse.
Nova turma
Em 27 de agosto, os técnicos do IPAJM estiveram na Ales para ministrar a palestra para a primeira turma. A próxima turma de servidores terá o curso no dia 22 de outubro.
IPAJM
O IPAJM é responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo (ES-Previdência), como gestor único, após a implantação da Lei Complementar 282/2004, e tem como competências a concessão e gestão dos benefícios previdenciários de aposentadorias, pensão por morte e auxílio reclusão, bem como arrecadação, investimentos e administração das contribuições previdenciárias dos órgãos e servidores do Estado.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST
utilizando o software livre Orchard