05/06/2008 21h00 - Atualizado em 04/05/2016 15h11

VIII Encontro de Gestores Previdenciários do Espírito Santo termina nesta sexta-feira (13)

O VIII Encontro de Gestores Previdenciários do Espírito Santo, promovido pela Associação Capixaba dos Institutos de Previdência (ACIP) e o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES) será finalizado nesta sexta-feira (13). Vale destacar que o evento é realizado no auditório do TCEES, em Vitória.

Ao todo são dois dias de palestras e debates com o objetivo de disseminar informações sobre o panorama atual da Previdência e seus desafios para o futuro, além de fomentar discussões em torno desses temas e expor os problemas que abrangem os Regimes Previdenciários.

De acordo com o Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores da Serra (IPS), também coordenador do evento, Wellington Costa Freitas, “é extremamente importante que os servidores das áreas jurídica, financeira e contábil, de diversos órgãos do Estado, como as Prefeituras, as Câmaras, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça participem desse evento”.

Na oportunidade, Wellington esclarece que, “além de ser uma oportunidade de aprofundamento de questões do dia-a-dia relacionadas à previdência, durante o encontro serão consolidadas várias propostas em discussão entre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), o Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS) e o TCEES, com a finalidade de padronizar os entendimentos sobre as legislações previdenciárias”.

Vale destacar que o evento tem o apoio do MPAS e da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem).

Debates

No total, serão realizados seis debates. O primeiro assunto, por exemplo, foi o tema “Aspectos Jurídicos – Controvérsias” e teve como membros da mesa a Coordenadora Geral de Normatização e Acompanhamento do MPAS, Zanita de Marco, a assessora da Abipem, Magadar Rosália da Costa Briguet e o Procurador do Ministério Público de Contas do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Inácio Magalhães Filho.

Em seguida, a Controladora de Recursos Públicos do TCEES, Simone Reinholz Velten, participou do debate “Aspectos Contábeis - (Portaria 916/03, Lei 4320/64)”.

Credenciamento de instituições financeiras, aspectos atuariais, investimentos e certificação de gestores são os demais assuntos que serão debatidos ao longo do encontro.

08 horas às 10 horas – Investimentos
Ronaldo de Oliveira- Diretor da Risck Office
Fernando Daier - Economista, Gerente Executivo do Banco Cruzeiro do Sul
Moderador: João Carlos Figueiredo - Presidente da ABIPEM