09/09/2013 08h05 - Atualizado em 04/05/2016 15h19

Vitória recebe o XIX Festival Brasileiro de Trombonistas

Durante o festival, que acontecerá no Museu Capixaba do Negro – Mucane, no Parque Moscoso, em Vitória, será possível encontrar trombonistas de diversos lugares ensaiando e irradiando informações técnicas e culturais do cenário trombonístico.

O evento é importante para a área educacional, e, também, para que os visitantes conheçam o nível dos trombonistas do Espírito Santo. É bom ainda, para o turismo, pois é uma excelente oportunidade para que os músicos de diversos lugares circulem e conheçam Vitória e região, podendo voltar futuramente.

O evento começa no dia 09 de setembro com oficinas e a abertura do II Concurso Jovens Solistas da ABT. Já a programação artística do festival terá início com as apresentações dos Corais de Trombones da Fames, da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Em seguida, o grupo Choro de Minas fará uma apresentação em homenagem a Zé da Velha, o mais conceituado trombonista de choro em atividade. Durante o espetáculo o grupo apresentará diversas músicas que fazem parte da carreira de Zé da Velha, que tocou com Jacob do Bandolim, Valdir Azevedo, Pixinguinha, Donga, João da Bahiana, entre outros. As apresentações terão início às 20 horas, no Mucane, no Parque Moscoso, com entrada franca.

No dia 10, durante o dia serão realizadas oficinas e recitais. E à noite, às 20 horas, a primeira apresentação será do italiano Roberto Basile (trombone baixo). Na sequência, quem sobe ao palco do Mucane é o Brasilidade Geral, grupo formado em 2010 que tem entre seus componentes cinco alunos da Fames, e tem brindado a todos que assistem às suas apresentações com muita musicalidade, valorizando em suas composições o samba, xaxado, maracatú, bossa nova, entre outros. Além de conquistar o reconhecimento entre grandes nomes da música brasileira. Atualmente, o grupo está concorrendo ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Instrumental.

No dia 11, durante o dia serão realizadas oficinas e recitais. A partir das 20 horas, quem subirá ao palco do Mucane, será o trombonista e compositor americano Michael Davis, que tem a experiência de ter se apresentado com o Rolling Stones, Michael Jackson, Bob Dylan, Bob Mintzer, entre outros.

Na quinta-feira (12), acontecerá o encerramento do XIX Festival Brasileiro de Trombonistas, e a programação será extensa. Pela manhã, reunião da ABT, em seguida, a final do II Concurso Jovens Solistas da ABT. Durante a tarde, oficinas. Às 20 horas, no Mucane, acontecerá o show com a Trombonada, grupo que apresenta a música regional nordestina com uma visão inovadora adaptada para a formação de trombones. Em seguida haverá uma grande festa de encerramento, com mais de 100 trombonistas se apresentando na Concha Acústica do Parque Moscoso.

O XIX Festival Brasileiro de Trombonistas é uma realização da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e da Associação Brasileira de Trombonistas (ABT), com apoio da Secretaria de Estado da Educação, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória. A organização é do Instituto Parceiros do Bem.

www.dio.es.gov.br