02/03/2008 21h00 - Atualizado em 04/05/2016 15h10

Vitória será sede do 2º Seminário Sudeste dos Regimes Próprios de Previdência Social a partir de quinta (06)

Começa na próxima quinta-feira (06) o 2º Seminário Sudeste dos Regimes Próprios de Previdência Social e Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem) e o 7º Encontro de Gestores Previdenciários do Espírito Santo, que serão realizados no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia. O tema central do seminário é “Gestão e Legislação - Aspectos Relevantes”.

Os eventos, que prosseguem, até sexta-feira (07), têm como objetivos aprofundar questões atuais da agenda previdenciária e consolidar as propostas em discussão dentro dos regimes próprios de previdência social (RPPS), tais como: Concessão de Benefícios, Resolução 3506/07, Gestão dos Regimes Próprios de Previdência, Reajuste dos Benefícios Previdenciários e a Experiência do Instituto de Previdência e Assistência (IPAJM), numa visão financeira e atuarial.

De acordo com o presidente da Associação Capixaba dos Institutos de Previdência (ACIP), Wellington Costas Freitas, o seminário é voltado principalmente para profissionais da área de previdência do setor público, como os gestores, e servidores que atuam no ramo e querem se atualizar sobre o tema.

“Pretendemos, nos dois dias de palestras, discutir novos eixos, trocar experiências e socializar os problemas que abrangem a previdência, bem como fortalecer as relações com os diversos Institutos do País”, disse ele.

Wellington Costas Freitas destaca que a área de previdência de regime próprio sofre constantes mudanças, por isso a importância de se detectar as necessidades e ouvir novas idéias. “O modelo de regime próprio atual é muito novo e a troca de experiências é imprescindível para o gestor, por isso esses encontros são tão importantes”.

Vale destacar que os eventos serão organizados pela Associação Capixaba dos Institutos de Previdência (ACIP) em parceria com a Abipem e as associações de institutos de previdência da Região Sudeste.

O interessado em participar do seminário e do encontro basta entrar no site da Abipem e efetuar a inscrição – www.abipem.org.br

Confira a programação:

Dia 06/03 (Quinta-feira)
8h - Credenciamento dos participantes
9h - Abertura Oficial e apresentação cultural
9h30 - O Tribunal de Contas e os RPPS - Registro dos Atos de Pessoal - com Ricardo Cassa Monteiro, chefe de Controladoria Técnica do TCE/ES;
10h30 - Concessão de Benefícios - com Magadar R. Costa Briguet, Procuradora do Município de São Paulo;
12h - Almoço Livre
13h30 - Contabilidade/916 e Resolução 3506/2007 – com Keviler Nobre Barroso Pinheiro, Coordenador de Investimentos da Secretaria de Políticas de Previdência.;
15h30- A experiência do IPAJM numa visão financeira/atuarial – com Afonso de Jesus Gonçalves, técnico em Seguros, diretor da ASTA – Assessoria Técnica Atuarial;
17h - Coquetel

Dia 07/03 (Sexta-feira)

9h -Competência TC/RPPS - com Inácio Magalhães Filho, procurador do Ministério Público de Contas do Distrito Federal;
10h - Coffe-break e apresentação cultural
10h30 - Reajuste dos Benefícios Previdenciários – com André Oliveira, procurador federal, Mestre pela Universidade Antônio de Negrija – Madri/Espanha;
12h - Almoço Livre
14h - Realização de Workshops nas Salas A e B
• Fundo de Recebíveis - Marcio Serra Dreher
• Compensação Previdenciária - Miguel G. Vendramini.
• Oportunidade no Mercado de Ações - Carlos Eduardo Ramos
15h - Coffe-break
15h30 - Gestão RPPS - com João Carlos Figueiredo, presidente do Instituto de Jundiaí, Abipem e Apeprem ;
16h30 – Encerramento com apresentação cultural
17h - Sorteio de Brindes