12/07/2016 22h34 - Atualizado em 15/07/2016 14h10

Candidatos que disputarão eleição dos Conselhos

Os segurados do IPAJM, servidores em atividade, civis e militares, e inativos, que têm interesse em participar das eleições dos Conselhos Administrativo e Fiscal da autarquia, nos dias 9 e 10 de agosto deste ano, já têm a oportunidade de conhecer os candidatos que irão disputar o pleito. Nesta terça-feira (12), o Instituto publicou no Diário Oficial do Estado a Resolução nº 003/2016, que divulga a lista nominal dos concorrentes às vagas dos Colegiados.

Ao todo, são 23 pretendentes, sendo 13 do administrativo e 10 do fiscal. A lista de candidatos pode ser conferida aqui.

Vale lembrar que a votação será facultativa, e os cerca de 70 mil segurados do Regime Próprio de Previdência do Estado (ES-Previdência) poderão participar do pleito e eleger seus representantes para atuar nos Conselhos.

Processo eleitoral

No total, serão eleitos três membros para cada um dos Colegiados, bem como os seus respectivos suplentes. Poderão votar segurados do Instituto, servidores ativos e aposentados.

“A votação irá eleger três representantes titulares para cada Conselho, administrativo e fiscal, sendo que os candidatos segundos colocados ocuparão as vagas de suplentes desses Colegiados”, explica Gabriel Duque Zonta, que é membro da Comissão Eleitoral do IPAJM.

Confira aqui o Edital da Eleição.

Eleitor do Poder Executivo: saiba como votar

O processo de votação será realizado de forma digital para todos os eleitores do Poder Executivo. Eles vão votar por meio do Portal do Servidor, no endereço eletrônico sistemas.es.gov.br/seger/eservidor/Login utilizando o número funcional e a senha. O servidor deve, obrigatoriamente, votar em um membro para cada conselho ou em branco.

Para ampliar e facilitar o acesso desses eleitores à internet, durante os dias de eleição dos Conselhos, haverá computadores ligados à rede em escolas de diversos municípios do Estado. Confira a lista aqui.

“O segurado do Poder Executivo que não possui acesso à internet em casa, por exemplo, terá a possibilidade de participar do pleito comparecendo a uma das escolas estaduais para utilizar os computadores disponíveis exclusivamente para votação”, explicou o presidente da Comissão Eleitoral, Sérgio Renato da Silva.

Além disso, eles terão a opção de votar na Central de Atendimento (CAT) do Instituto, onde também haverá lugar destinado à votação.

Senha e login para votar

Caso o aposentado tenha perdido a senha necessária para votação, que é a mesma utilizada para acesso a contracheques e informes de Rendimentos no Portal do Servidor, é possível gerar um novo código na página sistemas.es.gov.br/seger/eservidor/Login clicando no link Criar/Lembrar Senha, que está abaixo do campo “Nº Funcional”. A partir disso, basta aguardar a nova senha que será gerada e encaminhada para o e-mail cadastrado no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Estado (Siarhes).

Aqueles que não têm e-mail cadastrado nesse Sistema, ou que alteraram o endereço eletrônico, devem solicitar a atualização de seu e-mail. Há duas maneiras: comparecendo pessoalmente na Central de Atendimento do Instituto, ou por meio do envio do formulário disponível aqui, devidamente preenchido, para o e-mail da subgerência de Cadastro e Tempo de Contribuição (SCT) do Instituto, que é sct@ipajm.es.gov.br. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato pelo 0800-2836640.

Já no caso dos ativos, o servidor deve procurar diretamente a Central de Atendimento ao Servidor (CAS), na Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), na Avenida Governador Bley, 236, Edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Os telefones da CAS são (27) 3636-5292 e 3636- 5293.

Eleitores de outros Poderes: saiba como votar

Segurados vinculados aos Poderes Legislativo, Judiciário, bem como ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público Estadual, terão que votar por meio de cédulas. O documento será enviado, pelo IPAJM, via Correios, à residência de cada um. O retorno da correspondência não terá custos para o servidor.

Os Conselhos

A Lei Complementar 282/2004, publicada no Diário Oficial em 26 de abril de 2004, define o Conselho Administrativo como o órgão de deliberação e orientação superior do IPAJM e o Conselho Fiscal como o órgão permanente de controle interno e fiscalização. Entre as atribuições do Conselho Administrativo estão: analisar e aprovar a proposta orçamentária anual do Instituto; analisar e deliberar sobre os programas de aplicações financeiras dos recursos dos fundos e do patrimônio e, também, analisar e deliberar sobre a aceitabilidade de doações, doações em pagamento e legados com ou sem encargos, observada a legislação aplicável.

Ao Conselho Fiscal compete analisar e aprovar, por parecer, as periódicas prestações de contas efetuadas pela Presidência do IPAJM, sobretudo os balancetes e os balanços, dando-os por irregulares quando for o caso; fixar prazo a para regularização das contas examinadas e rejeitadas, denunciando ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público em caso de descumprimento; entre outras atribuições.


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