Com objetivo de facilitar e estimular a participação dos segurados do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM), do Poder Executivo, na eleição dos Conselhos Administrativo e Fiscal da autarquia, foi disponibilizado no site www.ipajm.es.gov.br um manual contendo o passo a passo de como votar. O pleito acontecerá nas próximas terça (09) e quarta-feira (10), pela internet.
Para consultar o material, o interessado, após entrar na página do Instituto, deve clicar no banner que trata do pleito, conforme imagem abaixo, e, em seguida, acessar o item “Clique aqui e saiba como votar”.
Também é possível, nesse local, conferir um “tira-dúvidas” sobre a eleição. E, caso o segurado não encontre a sua demanda, ele pode enviá-la para o e-mail comunicacao@ipajm.es.gov.br.
Clique aqui e confira o manual de votação.
Os servidores ativos e aposentados do Poder Executivo utilizarão a internet, nos dias 9 e 10 de agosto, para escolher os novos representantes dos Conselhos. Para votar, eles terão que utilizar número funcional e senha, que é a mesma aplicada para acessar contracheque, margem consignável para empréstimo e informe de rendimento para Imposto de Renda no Portal do Servidor (www.servidor.es.gov.br).
A recomendação, segundo o presidente da Comissão Eleitoral, Sérgio Renato da Silva, é de que o segurado confira, desde já, se está conseguindo acessar no Portal do Servidor seus contracheques, por exemplo. “Dessa forma, ele vai saber se precisará ou não retomar ou até mesmo gerar nova senha para votar. Sem o login (número funcional) e a senha não será possível contribuir com o pleito”, destacou.
Na oportunidade, é válido lembrar que durante os dias de eleição dos Conselhos haverá computadores ligados à rede em escolas de diversos municípios do Estado, conforme lista abaixo, com objetivo de ampliar o acesso dos segurados à internet.
Além disso, a Central de Atendimento (CAT) do Instituto, situada na própria sede da autarquia, também disponibilizará local destinado à votação.
Já para os segurados que fazem parte dos outros Poderes, Legislativo e Judiciário, bem como do Ministério Público e Tribunal de Contas, ressalta-se que o procedimento de votação é diferente. Eles votam de forma manual, por meio de cédula, que foi remetida à residência de cada um, via Correios, pelo IPAJM. O documento foi enviado no mês passado.
Destaca-se que o edital eleitoral nº 01/2016 dispõe que somente serão consideradas válidas as cédulas que regressarem ao Instituto até a próxima terça-feira (10), último dia do certame. O retorno da correspondência não gera custos para o servidor.
Serão eleitos três membros para cada um dos Colegiados do IPAJM, administrativo e fiscal, bem como os seus respectivos suplentes. Poderão votar segurados da autarquia, servidores ativos e aposentados. Para conferir a lista dos candidatos, acesse www.ipajm.es.gov.br.
“A votação irá eleger três representantes titulares para cada Conselho, sendo que os candidatos segundos colocados ocuparão as vagas de suplentes desses Colegiados”, explica Gabriel Duque Zonta, que é membro da Comissão Eleitoral.
Clique aqui e confira na íntegra o Edital da Eleição.
A Lei Complementar 282/2004, publicada no Diário Oficial em 26 de abril de 2004, define o Conselho Administrativo como o órgão de deliberação e orientação superior do IPAJM e o Conselho Fiscal como o órgão permanente de controle interno e fiscalização. Confira mais informações no site www.ipajm.es.gov.br.