Os servidores ativos e aposentados do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM), que fazem parte do Poder Executivo, interessados em participar da eleição dos Conselhos Administrativo e Fiscal da autarquia, devem ficar atentos, pois o pleito segue até esta quarta-feira (10), às 18h. A votação, que teve início nesta terça (09), deve ser realizada por meio da internet, no link www.sistemas.es.gov.br/seger/eservidor.
Para votar, a pessoa deve utilizar, nessa página, o número funcional e a senha, que é a mesma aplicada para acessar contracheque, margem consignável para empréstimo e informe de rendimento para Imposto de Renda.
Em caso de dúvidas quanto ao procedimento para escolha dos representantes dos Colegiados, o eleitor pode conferir o manual de votação, que contém um passo a passo sobre como votar. Outra opção é entrar em contato diretamente com a Comissão Eleitoral que está disponível nos números (27) 3636-4210, 3636-4164 e 99871-8692.
Durante os dois dias de eleição haverá computadores ligados à rede em escolas de diversos municípios do Estado, conforme lista abaixo, com objetivo de ampliar o acesso dos segurados à internet. A Central de Atendimento (CAT) do Instituto, situada na própria sede da autarquia, também tem local destinado à votação. O endereço do IPAJM é Avenida Cezar Hilal, nº 1345, bairro Santa Lúcia, Vitória.
No pleito serão eleitos três membros para cada um dos Conselhos do Instituto, administrativo e fiscal, bem como os seus respectivos suplentes. Para conferir a lista dos candidatos, acesse neste site o banner relativo à eleição, na página principal.
“A votação irá eleger três representantes titulares para cada Conselho, sendo que os candidatos segundos colocados ocuparão as vagas de suplentes desses Colegiados”, explicou Gabriel Duque Zonta, que é membro da Comissão Eleitoral.
Já para os segurados que fazem parte dos outros Poderes, Legislativo e Judiciário, bem como do Ministério Público e do Tribunal de Contas, ressalta-se que o procedimento de votação é diferente. Eles votam de forma manual, por meio de cédula, que foi remetida à residência de cada um, via Correios, pelo IPAJM. O documento foi enviado no mês passado. Destaca-se que o edital eleitoral nº 01/2016 dispõe que somente serão consideradas válidas as cédulas que regressarem ao Instituto até quarta-feira (10), último dia do certame. O retorno da correspondência não gera custos para o servidor.
A Lei Complementar nº 282, publicada no Diário Oficial em 26 de abril de 2004, define o Conselho Administrativo como o órgão de deliberação e orientação superior do IPAJM e o Conselho Fiscal como o órgão permanente de controle interno e fiscalização. Confira mais informações no menu à esquerda desta página, item Conselhos.